Camilo Carneiro e José A. Alves, na Islândia, partilham as primeiras observações realizadas durante o trabalho de campo, relativas ao projeto TROPHICHANGE. Este ano, o objetivo principal foi explorar a importância das bagas de Empetrum nigrum para os maçaricos-galegos (Numenius phaeopus), o que poderá ajudar a explicar a ausência de alterações na fenologia da chegada às áreas de reprodução potencialmente decorrentes do aumento da temperatura que se faz notar a altas latitudes. Este comportamento é contrastante com a maioria das aves limícolas na Islândia que têm adiantado as datas de chegada na Primavera, de acordo com o aumento das temperaturas locais. Mesmo com as limitações decorrentes da pandemia da COVID-19 que reduziram o período de trabalho de campo na Islândia, os investigadores conseguiram assegurar uma amostragem razoável de abundância de bagas e da fenologia reprodutora dos maçaricos-galegos e de Empetrum nigrum, o que permitirá perceber os possíveis desfasamentos temporais entre ambos. Saiba mais em http://www.propolar.org/diario-de-campanha-2019-20
0 Comentários
As amostras recolhidas e os equipamentos e materiais utilizados durante os trabalhos de campo dos projetos desenvolvidos na Antártida, durante a campanha PROPOLAR 2019-20, regressaram a Portugal. Com o apoio do Comité Polar Espanhol (CPE), o regresso da carga dos projetos antárticos portugueses fez-se a bordo do navio de investigação oceanográfica BIO Hespérides, desde a Antártida até Cartagena (Espanha). O PROPOLAR e o CPE coordenaram o retorno da carga desde Espanha até Portugal, estando já os investigadores dos projetos na posse dos seus equipamentos e materiais.
Dois projetos, financiados pelo PROPOLAR para a campanha no Ártico 2019-20, conseguiram reunir condições para concretizar as suas atividades de campo, previstas para se desenvolverem na Islândia, durante a atual situação de pandemia do coronavírus.
|
NOTÍCIAS PROPOLAR
Histórico
Fevereiro 2021
|