A CAMPANHA
PROPOLAR 2012-2013
Novembro de 2012 a Março de 2013
PROPOLAR 2012-2013
Novembro de 2012 a Março de 2013
“Mas a Nova Zelândia fica do outro lado do mundo, não fica?” questionavam os colegas todos quando souberam que a próxima expedição Antárctica me levaria a este país. A família diz que se fizermos um buraco no chão, iríamos ter à Nova Zelândia, como a dizer que não poderia ir mais longe de Portugal. E sim, possui pinguins e albatrozes e tem uma forte ligação à Antártica. Aliás, existe um programa Neo-Zelândez Antártico e a Nova Zelândia até reclama uma parte da Antártica, sendo o Sir Edmund Hillary, um dos seus mais famosos exploradores.
A minha coleção de bicos de lulas (na próxima vez que tiveres uma lula, um choco ou um polvo na mão, vejam a sua “boca”. Aí encontrarás os bicos (semelhantes aos picos de papagaio) que estudo) é muito importante pois vou estudar as lulas que os albatrozes (Diomedea antipodensis e Diomedea gibsoni) da Nova Zelândia se alimentam. Como estes albatrozes cobrem enormes áreas do Oceano Antártico, e águas adjacentes em redor da Nova Zelândia, à procura de alimento (incluindo muitas espécies de lulas), nada melhor que estudar as suas dietas. Para mais, os albatrozes apanham muito mais lulas do que a melhor rede de pesca do mundo. Como? Os albatrozes evoluíram para descobrir onde as lulas estão, enquanto as redes de pesca são muito lentas para as rápidas lulas. Como eu quero estudar a importância das lulas no Oceano Antártico, e perceber como as alterações climáticas podem afetar toda a cadeia alimentar Antártica, estes dados são a parte do puzzle que falta. Já temos dados das lulas dos setores Atlântico (através dos estudos com a British Antarctic Survey) e Índico (através do Centro de Estudo Biológicos de Chizé, França) do Oceano Antártico, só falta mesmo estes dados do setor Pacífico para finalmente ter uma ideia total da fauna de cefalópodes de todo o Oceano Antártico.
O nosso projecto CEPH 2013, dentro do programa polar português PROPOLAR, envolve instituições de Portugal, Nova Zelândia, Reino Unido, Espanha, Argentina e USA, e estará a decorrer até Março 2013! Até lá, muito trabalho no laboratório me espera...mas com um grande sorriso também!
José Xavier, 07-01-2013, Wellington, Nova Zelândia Os comentários estão fechados.
|
Consulta de posts por projeto
Tudo
Consulta de posts por ordem cronológica
Julho 2013
|