Aproveitei os últimos dias com alguns dos membros no N.B.Palmer, e tive entretanto de preparar as malas para o regresso a Portugal. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora. Tive a sorte de estar rodeado de pessoas com uma imensa experiência de trabalho, que me apoiaram e me ensinaram muitas coisas numa questão de semanas, perfeitamente capazes de fazer a ciência acontecer. Tive também oportunidade de participar em trabalhos onde apenas pensava presencia-los através de documentários. Foi realmente gratificante trabalhar com pessoas com um enorme talento. Fiz amigos e colegas de trabalho de várias partes do mundo.
Antes de me despedir quero agradecer a todos membros do NBP por esta fantástica experiência e bons momentos vivenciados nesta campanha de investigação. Aproveito também para deixar um grande obrigado à Dra. Caroline Lavoie, ao Dr. Frank Nitsche e também o Programa Polar Português (PROPOLAR), que criaram a possibilidade de participar nesta fantástica campanha. Por agora isto é um adeus, mas é importante lembrar que a ciência não ficou por aqui. Foto 1 – Fotografia tirada nas proximidades do Glaciar Dalton, nos últimos dias de aquisição antes de tomar rumo a Hobart. Acabamos por chegar mais cedo que o previsto, o mar desta vez não esteve tão complicado como na viagem de ida para a Antártida. Regressámos ao porto de Hobart.
Durante o regresso os trabalhos de aquisição foram encerrados. Apesar de não haver mais aquisição não significou que o trabalho estivesse já terminado, após desativar dos sistemas de aquisição a equipa de investigação concentrou os seus esforços na realização de um relatório descritivo da campanha realizada, todos os membros colaboraram para a realização do mesmo. Na viagem de regresso Frank Nitsche, principal cientista responsável pela investigação nesta campanha fez um balanço geral muito positivo do trabalho. O fecho do trabalho de investigação foi oficializado com uma fotografia de grupo (Foto 3). Estamos agora por terra, terei agora que me acostumar à ausência do efeito das ondas, visto que estava habituado às ondulações sentidas durante a campanha. Irei passar mais alguns dias pela cidade até a data de voo marcada para regressar a Portugal, até la vou aproveitar mais um pouco para explorar e conhecer novos espaços com alguns dos membros que também estiveram a bordo do N.B.P. |
BLOGS DAS CAMPANHAS
|