A Comissão de Coordenação do Programa Polar Português (PROPOLAR), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), convida equipas de instituições de investigação nacionais a submeter candidaturas para apoio financeiro e/ou logístico a projetos de investigação polar em todas as áreas científicas a realizar entre Novembro de 2019 e Setembro de 2020.
O PROPOLAR apoia propostas de investigação inovadoras e de elevado mérito em todas as áreas científicas, que contribuam para o avanço do conhecimento, e que demonstrem ter impacte potencial no sistema científico nacional e internacional ou para o desenvolvimento de novas tecnologias. O período de apresentação de candidaturas decorre de 9 a 19 de Julho de 2019. As candidaturas devem ser submetidas em inglês e em formulário próprio disponível na página da Internet do Programa Polar Português (http://www.propolar.org). O Regulamento da Convocatória estará também disponível na página da Internet do PROPOLAR. Dúvidas ou questões deverão ser colocadas através do contacto telefónico + 351 933 222 898. O PROPOLAR No passado dia 25 de Junho, decorreu a sessão cultural intitulada “Antártida - Investigação científica portuguesa e logística” organizada pela Academia de Marinha. Foram apresentadas duas comunicações: “A Geopolítica da Antártida” e “Antártida - Investigação científica portuguesa e logística”, em que foram oradores, o Académico João José Brandão Ferreira e a Doutora Maria Teresa Cabrita, Diretora Executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR).
O Tenente-coronel Brandão Ferreira apresentou uma análise geopolítica e geoestratégica do Continente Antártico, evidenciando a sua importância no âmbito estratégico de recursos naturais, militares, científicos e no âmbito jurídico. A investigadora Doutora Teresa Cabrita expôs na sua apresentação o modo como o Programa Polar Português (PROPOLAR) tem vindo a promover e apoiar o desenvolvimento da ciência polar portuguesa durante os últimos 10 anos, permitindo o acesso dos investigadores portugueses à Antártida e mais recentemente ao Ártico. A evolução histórica da Ciência Polar portuguesa, a investigação que se desenvolve na Antártida e a logística de apoio aos projetos antárticos foram alguns dos tópicos que foram apresentados. A investigadora referiu que “a ciência polar portuguesa tem tido um desenvolvimento notável na última década, gerando resultados com impacto internacional em tópicos científicos importantes que apresentam ainda lacunas consideráveis no conhecimento”. |
NOTÍCIAS PROPOLAR
Histórico
Dezembro 2024
|