Decorreu no dia 29 de Novembro a XIII Conferência Portuguesa de Ciências Polares, seguida pelo Workshop da APECS Portugal, no dia 30 de Novembro, tendo como anfitrião o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) -Porto.
Este ano o evento realizou-se em formato misto, presencial e online, contanto com a participação de 3 oradores convidados: Irina Gorodetskaya (CESAM - Universidade de Aveiro), Philipp Assmy (Norwegian Polar Institute) e Andres Barbosa (MNCN‐CSIC, Gestor del Programa de Investigación Polar, Espanha). Mais informações no site da conferência em https://ptpolarconf.wixsite.com/website-1. Em cenário de pandemia e numa perspectiva de preparação para condições logísticas e ambientais cada vez mais desafiantes, também o Programa Polar Português - PROPOLAR ajustou a sua estratégia de preparação e formação das equipas, que em breve partirão em missão para estudo nas regiões polares - Ártico e Antártida, reforçando a componente formativa e limitando o contacto dos investigadores com outras pessoas ao estritamente necessário.
A componente de preparação teórica decorreu em formato web, via Zoom, no dia 25 de Novembro. A componente de preparação prática em Suporte Básico de Vida, ministrada pelo Clube de Reanimação Cárdio Respiratória, decorreu presencialmente durante o dia 27 de Novembro, nas instalações do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa. Caros(as) Investigadores(as),
No âmbito da participação de Portugal no International Arctic Science Committe (IASC – https://iasc.info/) cuja representação nacional é assegurada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), vimos convidar à apresentação de manifestação de interesse para participar como delegado nacional nos Marine (MWG), Cryosphere (CWG) e Atmosphere (AWG) Working Groups do IASC. Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ser portadores de doutoramento na área científica respeitante aos Working Group, deverão desenvolver atividades de investigação nesta área do conhecimento no Ártico e possuir vínculo a uma instituição nacional de investigação e/ou ensino superior. Recomenda-se, antes da candidatura, a leitura atenta dos objetivos e Scientific Foci dos respetivos WGs, disponíveis na página do IASC, bem como a lista de membros, projetos, plano de trabalhos e Termos de Referência:
Local de trabalho e duração do mandato: Os Working Groups conduzem os seus trabalhos por correspondência e, também, em reuniões presenciais durante as ASSW (em data e local oportunamente indicados). Cada grupo realiza, pelo menos, uma reunião por ano, cujas despesas de deslocação e alojamento serão apoiadas pela FCT, I.P.. O mandato dos delegados tem a duração de 4 anos e é, eventualmente, renovável por período igual de tempo. Prazo e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas decorrerá nos dez dias úteis seguintes à publicação do presente edital, nas horas normais de expediente (9:00-17:00). As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de uma carta de motivação e do respetivo Curriculum Vitae, ambos em língua inglesa. As candidaturas deverão ser remetidas por email para a FCT/Programa Polar:
Composição do Júri de Seleção: O Júri para cada Working Group é composto pelos seguintes peritos:
Scottish Association for Marine Science (United Kingdom) https://www.sams.ac.uk/people/researchers/cottier-professor-finlo/ Dr. Clara Hoppe Alfred Wegener Institute (Germany) https://www.awi.de/en/about-us/organisation/staff/clara-hoppe.html Dr. Ragnheid Skogseth The University Centre in Svalbard (Norway)
Alfred Wegener Institute (Germany) Dr. Annett Bartsch Austrian Polar Research Institute (Austria) Dr. Margareta Johanssen Lund University (Sweden)
University of Toronto Mississauga (Canada) Dr. Annette Rinke Alfred Wegener Institute (Germany) Dr. Muyin Wang University of Washington and NOAA-PMEL (USA) Método de seleção: A seleção do candidato terá em conta os seguintes critérios:
Cada critério será pontuado numa escala de 1-5, sendo a nota final a média aritmética das notas parciais. O Júri de cada WG elaborará uma lista hierarquizada dos candidatos e apresentará a mesma à aprovação/homologação da FCT, IP/MCTES. Notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, através de e-mail com recibo de entrega. Mais de 500 kg de equipamentos e materiais científicos, de 6 projetos de investigação da XI Campanha Polar Portuguesa, PROPOLAR 2021-2022, estão a já a caminho da Antártida.
Como é habitual, os 20 volumes seguiram para Espanha, mais precisamente para Vigo, no dia 2 de Novembro, para embarcarem a bordo do navio B/O Sarmiento de Gamboa, que está previsto chegar à Antártida ainda no final deste ano de 2021. Os projetos APMAR, ANTERMON, NUNANTAR, PERMANTAR, TULIP e VEGETANTAR 2022 vão trabalhar em diferentes locais da península antártica, maioritariamente nas ilhas de King George, ilha de Livingston, Ilha Deception e também na baía Marguerite, que se situa já no lado oeste (oriental) da Península. O projeto FISHFAN vai trabalhar nas proximidades do arquipélago que compõe as ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul. Acompanhe as atividades das equipas e dos projetos na página do propolar em http://www.propolar.org/propolar2021-22.html |
NOTÍCIAS PROPOLAR
Histórico
Setembro 2024
|