Participation of Maria Teresa Cabrita and José Xavier in the All-Atlantic Side Event on “Research Cooperation from Pole to Pole”, hosted by the Portuguese Embassy in Washington D.C., on the 12th of July 2022.
The “Portuguese delegation” including Maria Teresa Cabrita (researcher at CEG/IGOT, Executive Director of PROPOLAR, and member of POLAR2E - College on Polar and Extreme Environments, University of Lisbon), José Xavier (researcher at MARE-Coimbra and Head of Delegation of Portugal at the Antarctic Treaty Consultative Meetings), and Catarina Guerreiro (researcher at MARE-Lisboa & IDL, member of POLAR2E), participated in the All-Atlantic Side Event on “Research Cooperation from Pole to Pole”, hosted by the Portuguese Embassy in Washington CD (USA), on the 12th of July 2022. The event aimed at informing on the research priorities for the Southern Ocean and Antarctica and to foster discussion on ways of better cooperating for the future.
0 Comentários
* Prazo de submissão alargado a 11/07/2022 *O Programa Polar Português (PROPOLAR), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), abre convocatória 2022-2023 para apoio financeiro e/ou logístico a projetos de investigação portugueses, em todas as áreas científicas, com atividades a realizar entre novembro de 2022 e setembro de 2023.
O PROPOLAR convida as instituições de investigação nacionais a submeter propostas de investigação inovadoras e de elevado mérito que contribuam para o avanço do conhecimento, e que demonstrem ter impacte potencial no sistema científico nacional e internacional ou para o desenvolvimento de novas tecnologias. Para esta convocatória está prevista uma dotação orçamental de 69.000 euros. Prazo para submissão: 8 julho 2022. Mais informações no site do PROPOLAR em http://www.propolar.org/ A maior parte das atividades humanas no Ártico ocorre nas regiões costeiras com permafrost e o clima na região está a aquecer a uma taxa quatro vezes maior do que no resto do mundo. Como consequência, o litoral do Ártico está a sofrer impactes dramáticos, aumentando as pressões sobre as comunidades e influenciando o sistema climático global. O Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG/IGOT) organiza a 6ª Assembleia Geral do consórcio europeu de investigação Nunataryuk. Este grupo de investigadores dedica-se ao estudo do destino da matéria orgânica proveniente do permafrost costeiro e submarino, dos riscos associados ao aquecimento do permafrost costeiro para as infraestruturas, comunidades indígenas e locais, bem como para a saúde humana, e ainda ao estudo dos impactes a longo-prazo no clima e economia global. A reunião do Nunataryuk traz a Sesimbra, de 18 a 20 de maio, cerca de 60 especialistas e tem como objetivo rever os trabalhos realizados, planear o futuro do projeto e discutir as próximas campanhas a realizar no Ártico. Mais sobre o Nunataryuk: O Nunataryuk é um projeto internacional sobre investigação em permafrost financiado pela União Europeia no quadro do Programa Horizon 2020. O projeto enquadra 26 parceiros de 12 países que trabalham em conjunto com membros das comunidades do Ártico, com o objetivo de melhor compreender como a fusão do permafrost na terra, nas regiões costeiras e submarinas, está a impactar o clima global e a vida das pessoas no Ártico. NUNATARYUK significa “da terra para o mar” em Inuvialuktun, uma das línguas Inuit, faladas nos Territórios do Noroeste e Nunavut, no Canadá, onde a terra encontra o Oceano Ártico. Mais informações: Site: http://nunataryuk.org Fotografias: https://www.flickr.com/photos/gridarendal/albums/72157714218530607 Contactos: Prof. Gonçalo Vieira (IGOT): vieira@edu.ulisboa.pt Magazine Biosfera: Conheça melhor a criosfera com a ajuda de um grupo de investigadores portugueses16/2/2022 Episódio 6 de 39, Duração: 26 min
![]() Pela 10 ª vez, Portugal contribui para a logística científica na Antártida fretando um avião que transportará cientistas e técnicos entre Punta Arenas no Chile e o aérodromo Teniente Rodolfo Marsh Martin situado na ilha de Rei Jorge, na Antártida. O voo decorrerá no dia 20 de Janeiro de 2022 e será a âncora da Campanha Antártica Portuguesa 2021-22 que decorrerá até ao início do mês de Março, com o apoio de vários programas antárticos parceiros. O voo de ida e volta no mesmo dia transportará 6 investigadores integrados em projetos apoiados pelo Programa Polar Português (PROPOLAR), e 80 investigadores dos programas búlgaro, chileno, coreano e espanhol. Este é o contributo português para a logística internacional que apoia as atividades científicas na Antártida durante o Verão austral, a época do ano mais ativa no chamado continente branco. A campanha antártica portuguesa 2021-22 integra 7 projetos de investigação, com um total de 13 cientistas no terreno (1 belga, 1 chileno, 1 canadiano, 1 espanhol, 1 iraniano e 8 portugueses), que trabalharão nas ilhas de Rei Jorge, Deceção, Livingston (Arquipélago das Shetlands do Sul), na zona de Marguerite Bay (Península Antártica), e nas áreas marinhas ao largo das ilhas Geórgia do Sul e ilhas Sandwich do Sul. Estes projetos desenvolvem-se nas áreas das ciências atmosféricas, biológicas, da criosfera, e do ambiente e da Terra relacionando-se com os impactos das alterações climáticas na Antártida. Os projetos apoiados são coordenados por cientistas de 5 centros de investigação públicos. Segue-se informação sobre os 7 projetos antárticos:
A campanha antártica desenvolve-se até início de Março de 2022 e é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através do Programa Polar Português (PROPOLAR). Dado que Portugal não possui infraestruturas na Antártida, a campanha desenvolve-se com base na cooperação internacional com o Chile, Espanha, República da Coreia do Sul e Turquia que proporcionam apoio logístico para estadia em bases de investigação e navios de investigação, transporte de investigadores e de equipamento e apoio às atividades de investigação. Para mais detalhes sobre os projetos, consultar http://www.propolar.org/propolar2021-22.html. Decorreu no dia 29 de Novembro a XIII Conferência Portuguesa de Ciências Polares, seguida pelo Workshop da APECS Portugal, no dia 30 de Novembro, tendo como anfitrião o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) -Porto.
Este ano o evento realizou-se em formato misto, presencial e online, contanto com a participação de 3 oradores convidados: Irina Gorodetskaya (CESAM - Universidade de Aveiro), Philipp Assmy (Norwegian Polar Institute) e Andres Barbosa (MNCN‐CSIC, Gestor del Programa de Investigación Polar, Espanha). Mais informações no site da conferência em https://ptpolarconf.wixsite.com/website-1. Em cenário de pandemia e numa perspectiva de preparação para condições logísticas e ambientais cada vez mais desafiantes, também o Programa Polar Português - PROPOLAR ajustou a sua estratégia de preparação e formação das equipas, que em breve partirão em missão para estudo nas regiões polares - Ártico e Antártida, reforçando a componente formativa e limitando o contacto dos investigadores com outras pessoas ao estritamente necessário.
A componente de preparação teórica decorreu em formato web, via Zoom, no dia 25 de Novembro. A componente de preparação prática em Suporte Básico de Vida, ministrada pelo Clube de Reanimação Cárdio Respiratória, decorreu presencialmente durante o dia 27 de Novembro, nas instalações do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa. Caros(as) Investigadores(as),
No âmbito da participação de Portugal no International Arctic Science Committe (IASC – https://iasc.info/) cuja representação nacional é assegurada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT, I.P.), vimos convidar à apresentação de manifestação de interesse para participar como delegado nacional nos Marine (MWG), Cryosphere (CWG) e Atmosphere (AWG) Working Groups do IASC. Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ser portadores de doutoramento na área científica respeitante aos Working Group, deverão desenvolver atividades de investigação nesta área do conhecimento no Ártico e possuir vínculo a uma instituição nacional de investigação e/ou ensino superior. Recomenda-se, antes da candidatura, a leitura atenta dos objetivos e Scientific Foci dos respetivos WGs, disponíveis na página do IASC, bem como a lista de membros, projetos, plano de trabalhos e Termos de Referência:
Local de trabalho e duração do mandato: Os Working Groups conduzem os seus trabalhos por correspondência e, também, em reuniões presenciais durante as ASSW (em data e local oportunamente indicados). Cada grupo realiza, pelo menos, uma reunião por ano, cujas despesas de deslocação e alojamento serão apoiadas pela FCT, I.P.. O mandato dos delegados tem a duração de 4 anos e é, eventualmente, renovável por período igual de tempo. Prazo e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas decorrerá nos dez dias úteis seguintes à publicação do presente edital, nas horas normais de expediente (9:00-17:00). As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de uma carta de motivação e do respetivo Curriculum Vitae, ambos em língua inglesa. As candidaturas deverão ser remetidas por email para a FCT/Programa Polar:
Composição do Júri de Seleção: O Júri para cada Working Group é composto pelos seguintes peritos:
Scottish Association for Marine Science (United Kingdom) https://www.sams.ac.uk/people/researchers/cottier-professor-finlo/ Dr. Clara Hoppe Alfred Wegener Institute (Germany) https://www.awi.de/en/about-us/organisation/staff/clara-hoppe.html Dr. Ragnheid Skogseth The University Centre in Svalbard (Norway)
Alfred Wegener Institute (Germany) Dr. Annett Bartsch Austrian Polar Research Institute (Austria) Dr. Margareta Johanssen Lund University (Sweden)
University of Toronto Mississauga (Canada) Dr. Annette Rinke Alfred Wegener Institute (Germany) Dr. Muyin Wang University of Washington and NOAA-PMEL (USA) Método de seleção: A seleção do candidato terá em conta os seguintes critérios:
Cada critério será pontuado numa escala de 1-5, sendo a nota final a média aritmética das notas parciais. O Júri de cada WG elaborará uma lista hierarquizada dos candidatos e apresentará a mesma à aprovação/homologação da FCT, IP/MCTES. Notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, através de e-mail com recibo de entrega. Mais de 500 kg de equipamentos e materiais científicos, de 6 projetos de investigação da XI Campanha Polar Portuguesa, PROPOLAR 2021-2022, estão a já a caminho da Antártida.
Como é habitual, os 20 volumes seguiram para Espanha, mais precisamente para Vigo, no dia 2 de Novembro, para embarcarem a bordo do navio B/O Sarmiento de Gamboa, que está previsto chegar à Antártida ainda no final deste ano de 2021. Os projetos APMAR, ANTERMON, NUNANTAR, PERMANTAR, TULIP e VEGETANTAR 2022 vão trabalhar em diferentes locais da península antártica, maioritariamente nas ilhas de King George, ilha de Livingston, Ilha Deception e também na baía Marguerite, que se situa já no lado oeste (oriental) da Península. O projeto FISHFAN vai trabalhar nas proximidades do arquipélago que compõe as ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul. Acompanhe as atividades das equipas e dos projetos na página do propolar em http://www.propolar.org/propolar2021-22.html Dear colleagues
We will be organizing a hybrid scientific session at the 2022 Ocean Sciences Meeting (27/2 – 4/3, 2022) that will be held both in person in Honolulu/Hawaii/USA and in virtual format. The session entitled “Integrate knowledge of Arctic and Antarctic Oceans“ aims to discuss the new scientific knowledge and changes in the polar oceans and their effects on the low latitude ocean systems (see detailed description below). As chairs of this session, we would like to invite you to contribute by submitting an abstract to this scientific session on the conference website (https://www.aslo.org/osm2022/). The abstract deadline is September 29 th . Looking forward to receiving your contributions and to see you in person or virtually in the meeting. With our best regards, João Canário (University of Lisbon, Portugal) Catarina Magalhães (University of Porto, Portugal) Miguel Bello Mora (Air Centre, Portugal) Scientific Session Details: Code: 157 Session: Integrate knowledge of Arctic and Antarctic Oceans Topic: High Latitude Environments Format: Hybrid: Sessions that will occur in Honolulu but have some form of interactivity with virtual participants. Description: The Arctic and Southern Oceans are defined by dramatic shifts between long day and night cycles and characterized by some of the harshest and most isolated environments on Earth. Polar oceans are currently facing the consequences of the long-term warming trend largely caused by anthropogenic forcing. Numerous studies have exemplified the implications of the remarkable decrease in the sea ice on the hydrography and physical properties of Arctic and Antarctic Oceans, with an impact in water masses circulation and consequently on Earth's climate system. Polar Oceans integrate multiple biological and biogeochemical networks that are responding in unpredictable ways to the impact of climate and human pressures. These changes include highly interactive and complex processes that are crucial to understand in an integrated and multidisciplinary perspective, because global warming involves cascading effects and feedbacks across physical, biogeochemical, and biological processes of the oceans. With this session we seek to bring together polar researchers that use multidisciplinary approaches to understand the effect of the climate change trends on key physical, biogeochemical, and biological processes of the Arctic and Southern Oceans and also their impact in lower Latitude Ocean systems, such as the Atlantic and Pacific. We aim to stimulate discussion and reflect on these sensitive environments in a changing and global world perspective. We encourage multidisciplinary papers addressing an integrated view of physical, biogeochemical, and biological processes and also present the new technological advances that allow a better understanding of these changing systems. IMPORTANT DATES
|
NOTÍCIAS PROPOLAR
Histórico
Julho 2022
|